Prefeitura Municipal de Itapuranga – responsável pela estruturação, desenvolvimento e manutenção da Trilha.
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) – parceiro federal, por meio do convênio nº 062329/2023 que visa o aperfeiçoamento da rota de cicloturismo, que apoia a melhoria, sustentabilidade e desenvolvimento da trilha.
Governo do Estado de Goiás, através da Goiás Turismo – apoiador na sinalização, divulgação e fomento do turismo no estado.
Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas – programa federal que reconhece e integra a trilha em sua malha nacional de turismo de aventura e de natureza.
Comunidade local e distritos de Itapuranga e Morro Agudo de Goiás – fundamentais na recepção dos ciclistas, oferta de serviços, hospedagem e fortalecimento da cultura local.
Empreendedores locais – ciclistas, pousadas, restaurantes, bicicletarias, e demais serviços turísticos.
Guardiões Mirins – Foi um projeto de mobilização na rede Municipal de educação, tendo como objetivo despertar o sentimento pertencimento das crianças em relação a Trilha, bem como expressar a importância da conservação da mesma e ensina- lós sobre a sustentabilidade.
As experiências do Município de Itapuranga e Distritos não só agregam valor ao turismo, mas também
promove a valorização da comunidade local, impulsionando o desenvolvimento sustentável da região. As experiências formatadas integrarão a Trilha do Xixá e tem como objetivo criar uma conexão profunda entre os visitantes, com o ecossistema, a cultura e a história da região.
Visando a estruturação da Trilha a Prefeitura de Itapuranga por do Convênio nº 062329/2023 cujo o objeto é o aperfeiçoamento da roda de cicloturismo Trilha Caminhos do Xixá, irá instalar 6 estações de bicicleta com objetivo de auxiliar os ciclistas durante todo trajeto. Essas estações contam com uma oficina reparos, uma lava bicicleta, mesas de apoio e para bikes que estarão situadas no Municio e povoados.